Pontão Ação Cultural em Rede abre as portas para receber o novo grupo Madrigal Cuiabá
Desafio. Foi com essa palavra que o regente Carlos Taubaté definiu o grupo Madrigal Cuiabá, formado a pouco mais de um mês com a proposta de pesquisar um repertório desafiador, com o máximo de composições inéditas possíveis. “Além disso, temos como foco trabalhar sempre repertórios temáticos. Agora, por exemplo, estamos fazendo um panorama da música latino-americana, cantando uma canção de cada um dos países da América do Sul, acrescentando aí a República Dominicana, Panamá e México”, conta Taubaté.
Depois da “viagem” pela parte sul da América, será a vez do grupo aprofundar um pouco no Brasil e viajar pelo mundo, claro, musicalmente. “Após o estudo e canto de músicas da América do Sul faremos um repertório com compositores da Bossa Nova, do Jazz e de músicas renascentistas. Enfim, é um grande desafio que estamos curtindo bastante fazer”, revela o regente.
O grupo em sua versão atual conta com 12 cantores, segundo Taubaté “super seletos”, mas não está fechado a novos talentos. “Pretendo, com muito cuidado, calma e capricho nas escolhas, aumentá-lo um pouquinho”. A pretensão é que no máximo o Madrigal Cuiabá seja formado por vinte cantores.
Além disso, outra iniciativa do grupo é fazer com que alguns ensaios sejam abertos ao público. “Muitos cantores iniciantes, muitas vezes oriundos do curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso ou de outros coros da cidade, já sabendo sobre nosso grupo, têm me perguntado sobre a possibilidade de assistir aos ensaios. Achei a ideia legal, então uma vez ao mês os ensaios serão abertos”, conta Taubaté. A iniciativa, além de ser uma ação formadora de público do próprio grupo, é também interessante para divulgar as ações do Pontão e do Museu de Arte Sacra.
Pontão abre as portas – Apoiando iniciativas culturais e abrindo as portas a artistas mato-grossenses desde sua criação, o Pontão Ação Cultural em Rede vem, desde sua criação em 2009, realizando oficinas, palestras e atividades que fomentam cada vez mais a cultural mato-grossense, exemplo disso são os ensaios realizados pelo projeto Praticutucá ou as oficinas de Técnica Vocal com o regente André Vilani.
Assim sendo, o grupo Madrigal Cuiabá encontrou no Pontão um parceiro e, em sua sede, um local certo para realização dos ensaios. “O Pontão é um local importantíssimo para nós, por ser um local muito forte no fomento a cultura de Mato Grosso. Queremos ter nosso nome e nossas atividades sempre associadas à entidades como essa. Além disso, é central, de fácil acesso, com muito boa acústica e um super astral pra fazer música!”, acredita Carlos Taubaté.
Os ensaios do grupo Madrigal Cuiabá ocorrem sempre às quartas-feiras, das 20h às 22h. Mais informações pelo site www.acaocultural.org, pelo blog www.acaocultural.blogspot.com ou pelo telefone 8426-2252
Nenhum comentário:
Postar um comentário