segunda-feira, 27 de julho de 2009

Ação Cultural participa do Brasil Memória em Rede


Não deixar a memória “morrer” está entre os objetivos da Rede que reúne todas as regiões do país

O autor austríaco Fritjof Capra afirmava que a vida não vinga através do embate, mas sim da parceria, compartilhamento e do trabalho em rede. É a partir desse foco e acreditando na memória como fator importante de inclusão e transformação social que surgiu em 2004 o Brasil Memória em Rede e, por partilhar da mesma opinião, que a Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso é uma das participantes desde 2007.

Com uma atuação voltada para a preservação do patrimônio histórico, já que a Ação Cultural é gestora do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso e tem como um dos objetivos principais conservar, classificar, catalogar e salva-guardar as peças do acervo do Museu, e também visando sempre qualificar os agentes culturais de Mato Grosso para que a cultura seja uma forma de eternizar a memória de um povo é que nota-se a importância de fazer parte da Rede.

Ao todo são 103 instituições participantes divididas em associações culturais, centros de memórias, universidades, pontos de cultura, empresas e pessoas físicas que representam cerca de 430 participantes em 22 estados brasileiros e um país europeu, a Bélgica, que a partir de um projeto entre Brasil e África realizou uma exposição na cidade de Bruxelas sobre memória e água. Independente do foco são instituições que têm trabalhado para manter vivas as tradições e fomentar o fortalecimento das identidades culturais do país através da memória.

Em Mato Grosso a Ação Cultural é a única associação participante. Hoje o Museu de Arte Sacra tem um acervo de 4242 peças que retratam diversos ciclos históricos da diversidade cultural religiosa de Cuiabá, mostrando a importância da conservação e catalogação para expansão do conhecimento e memória de um povo.

III Fórum Brasil Memória em Rede – A Rede promove nos dias 19,20 e 21 de agosto pela terceira vez o Fórum que tem como objetivo reunir os participantes do Brasil Memória em Rede. Ao todo são 100 vagas para atuais membros da rede. As inscrições vão até o dia 29 de julho. Para mais informações acesse o site do Brasil Memória em Rede.

Nenhum comentário: