sábado, 7 de novembro de 2009

Ação Cultural abre estágio para graduandos em História



Projeto inédito visa mostrar a estudantes do nível superior a importância da Educação Patrimonial para o povo e a cultura do país


A Ação Cultural – Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso – firmou em outubro deste ano convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), possibilitando a Ação parcerias com Institutos e Departamentos para estágios. Como primeira iniciativa comunica que estão abertas seis vagas de estágio para alunos do curso de História para o projeto Parat. Coordenado pelo Pontão Ação Cultural o projeto é uma parceria do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS) com o Instituto de Ciências Humanas e Sociais, através do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), coordenado pelo doutor Cândido M. Rodrigues.

O projeto Parat, que em latim significa aprendiz, visa estimular nos estudantes a pesquisa e o trabalho de valorização do patrimônio material e imaterial junto às crianças, adolescentes e adultos que visitam a instituição museal. Os estagiários, através de projetos lúdicos, poderão aplicar no Museu de Arte Sacra ações de Educação Patrimonial. “Possibilitar conhecimento, acesso à informação e fruição dos bens culturais são algumas das possibilidades que a Educação Patrimonial nos possibilita, além, é claro, de poder quantificar para a sociedade a importância de sua cultura e educação”, explica Maria de Lourdes Parreiras Horta, doutora em Museologia.

Além do aprendizado e aplicação em prática do conceito de Educação Patrimonial o estagiário também poderá participar do grupo de estudo em "Gestão de Acervo", que será conduzido pela professora e gestora Viviene Lozi. Os estagiários também poderão desenvolver palestras oficinas, visitas guiadas e às exposições e pesquisas no acervo. A proposta do Parat é que anualmente cerca de 20 alunos atuem como educadores em acervos.

As inscrições vão até a próxima quarta-feira (11.11). Os interessados podem retirar a ficha de inscrição no Bloco do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Departamento de História, dentro da UFMT, ou no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS). O estágio terá duração de três meses. O critério de seleção será avaliação curricular e entrevista. Mais informações: 3028-6285 e www.acaocultural.org.

Serviço:

O que: inscrições para estágio para o projeto Parat
Quando: até dia 11 de novembro
Onde: fichas de inscrição no ICHS e no Museu de Arte Sacra
Número de vagas: seis
Tempo de estágio: três meses


Nenhum comentário: