quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Pontão Ação Cultural lança oficina de Gestão de Aparelhos Culturais


Refletir sobre o lugar e as características dos locais destinados à produção e à fruição das artes, da cultura e do conhecimento está entre objetivos da oficina

O Pontão Ação Cultural comunica que estão abertas 40 vagas para oficina de Gestão de Aparelhos Culturais, que tem em seu público alvo gestores de aparelhos culturais tais como museus, teatros, bibliotecas, pontos de cultura, entre outros ligados a difusão das artes. A oficina será realizada de 21 a 23 de janeiro, das 8h às 12h e das 14h às 19h, somando uma carga horária de 30 horas.

A ideia da oficina, segundo Maria José Couto Valle, uma das facilitadoras, é que seja trabalhada com os participantes a forma como eles lidam com os aparelhos culturais que gerem. “Porém não apenas a forma de gestão que trabalham, se não a utilização do espaço, as formas de acondicionamento de objetos, no caso de museus e bibliotecas por exemplo, e como os espaços podem ser trabalhados para que haja melhoras, sempre respeitando de suas possibilidades”, conta.

Ainda segundo Maria José a oficina será uma importante ferramenta para que os gestores saibam onde buscar futuros apoios, como se relacionar com os espaços, que são de sua responsabilidade, e também com o público, o que oferecer e como oferecer serviços. “Temos que mostrar aos participantes como a relação com os aparelhos culturais tem passado por mudanças nos últimos tempos. O Museu, que no passado era visto como um lugar de coisas velhas ou que ninguém queria, adquiriu uma importância fundamental na relação de passado-presente, além de também ter adquirido outras possibilidades. A oficina, por exemplo, será dentro do Museu de Arte Sacra, onde também funciona o Pontão de Cultura Ação Cultural em Rede ”, acrescenta.

Como facilitadoras da oficina estão Maria Antúlia Leventi, especialista em Planejamento e Gestão Cultural e pós-graduada em Antropologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Maria José Couto Valle, historiadora pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atualmente Maria Antúlia é coordenadora do Patrimônio Cultural de Mato Grosso e Maria José gerente de Inventário, Registro e Tombamento, ambas pela Secretaria de Estado de Cultura.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 20 de janeiro ou quando preecherem o número de vagas clicando na imagem acima ou AQUI. Mais informações pelo www.acaocultural.org ou pelo telefone (65) 3028-6285.

Serviço:

O que: Oficina de Gestão de Aparelhos Culturais
Quando: 21, 22 e 23 de janeiro
Onde: Pontão Ação Cultural/Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
Quanto: gratuito

Nenhum comentário: