A Pré-Conferência de Museus e Memórias ocorreu no Rio de Janeiro de 26 a 28 de Fevereiro, teve como foco debater os 5 eixos: 1º Produção Simbólica e Diversidade Cultural; 2º Cultura, Cidade e Cidadania; 3º Cultura e Desenvolvimento Sustentável; 4º Cultura e Economia Criativa e; 5º Gestão e Institucionalidade da Cultura. Além da apresentação das 3 propostas retiradas nas assembléias setorial de cada estado.
Posterior três propostas foram levadas a plenária por cada Gt e votadas para escolha de uma por eixo. Foram retirado 2 representantes por região para representar o segmento na Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá dos dias 10 a 14 de Março em Brasília. No dia 28/02 tivemos a eleição para a lista triple do CNPC – Conselho Nacional de Políticas Culturais para representação do setor.
Delegação do Centro-Oeste
Propostas aprovadas:
Eixo 1 - Produção Simbólica e Diversidade Cultural
Assegurar o registro e a valorização da memória dos diferentes grupos sociais, fortalecendo e garantindo a manutenção dos museus, espaços e centros culturais, com ênfase em comunidades menos favorecidas.
Eixo 2 - Cultura, Cidade e Cidadania
Ampliar, qualificar e melhorar o investimento nos quadros de profissionais da ação educativa e do serviço sociocultural dos museus e demais espaços de memória.
Eixo 3 - Cultura e Desenvolvimento Sustentável
Promover políticas públicas que garantam a gestão museal e o acesso a mecanismos de fomento e financiamento direcionados para a diversidade e o patrimônio cultural, os direitos humanos e a cidadania, integrando a economia, a museologia, a educação, a arte, o turismo e a ciência e tecnologia, visando ao desenvolvimento local e regional, bem como à sustentabilidade cultural e ambiental.
Eixo 4 - Cultura e Economia Criativa
Fomentar a relação museu-comunidade, considerando a função social dos museus, produzindo novas perspectivas de geração de renda pautadas em produtos e serviços, que aproveitem potencialidades, saberes e fazeres, nesse sentido criando Fundo Setorial de Museus em âmbito Federal, Estadual, Municipal e Distrital voltado para entidades governamentais e não governamentais, a fim de garantir a sustentabilidade de seus planos museológicos, plurianuais e destacando a manutenção dessas instituições.
Eixo 5 - Gestão e Institucionalidade da Cultura
Garantir a continuidade da Política Nacional de Museus e a implantação do Estatuto de Museus, respeitando a diversidade regional, com a ampliação dos investimentos na área.
Delegação de Mato Grosso com o diretor do IBRAM Mário Chagas
Nenhum comentário:
Postar um comentário