terça-feira, 27 de abril de 2010

Pontão Ação Cultural é único representante de MT em Simpósio Internacional sobre Acervos Digitais

A instituição foi a única de Mato Grosso a ser convidada para participar do Simpósio Internacional de Políticas Públicas para Acervos Digitais

A digitalização dos acervos culturais do Brasil tem se tornado uma tarefa de grande urgência, solicitando uma reflexão sobre os limites impostos pela atual legislação do direito autoral, as novas tecnologias, os padrões e normas, assim como os caminhos para a formação de uma rede efetiva entre as instituições e os projetos já existentes.

Com este propósito, o Ministério da Cultura do Brasil, o Projeto Brasiliana USP, da Universidade de São Paulo, e a Casa da Cultural Digital estão organizando o Simpósio Internacional de Políticas Públicas para Acervos Digitais, a ser realizado na cidade de São Paulo, entre os dias 26 e 29 de abril de 2010. Nele estarão reunidos especialistas e profissionais do Brasil e do mundo para a troca de experiências, conceitos e soluções tendo em vista a proposição de políticas públicas de digitalização dos acervos e de formulação de um modelo sustentável de preservação e acesso universal do patrimônio cultural brasileiro.

A partir destas perspectivas é que o Pontão Ação Cultural em Rede, instituição que atua desde 2009 como formadora de agentes culturais de Pontos de Cultura de Mato Grosso e da sociedade civil em geral, além de atuar permanentemente no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT), foi convidado para levar sua experiência de trabalho em catalogação e digitalização do acervo do MASMT ao Simpósio. “Nossa atuação e experiência servirá para discutir e estreitar laços a respeito da vertente de digitalização de acervos de museus, além de falar sobre mecanismos de disponibilização destes acervos através de softwares”, afirma a representante do Pontão e coordenadora do mesmo, Viviene Lozi.

Além destas discussões, será tarefa de Viviene discutir formatos, vocabulário controlado, “buscadores” e tantos formatos quanto seja possível para melhorar e facilitar o acesso dos acervos museológicos a pesquisadores, estudantes e interessados, todos sempre via internet. “No Simpósio também haverá um portal protótipo do Cultura Digital, que vai ser debatido e funcionará para o acondicionamento de acervos digitais”, revela Viviene.

O evento, que vai do dia 26 a 29 de abril, terá grupos de trabalho (GTs) sobre as multimídias envolvidas nos processos de digitalização e também sobre direito autoral presentarão os resultados de pesquisas e conferências prévias realizadas com representantes da sociedade civil em diversas regiões do país. Os GTs de áudio, vídeo, texto e imagem, e direito autoral, cada um com um responsável e conectados diretamente com a organização do simpósio, têm a tarefa de colher documentos e experiências em âmbito nacional e internacional, além de estimular a participação necessária para que a discussão e elaboração das políticas públicas seja feita com respaldo das entidades e atores representativos da sociedade brasileira.

Além dos GTs, seis mesas temáticas discutirão as questões essenciais desse processo, dando subsídio para as discussões que se prolongarão após o término do evento e que pretendem apontar as reais necessidades e obstáculos a serem enfrentados pelo país.

Para quem quiser acompanhar o Simpósio ao vivo é só clicar AQUI!

Quer saber mais sobre o Simpósio? Clique AQUI!

Fonte: Assessoria do Simpósio com Assessoria do Pontão Ação Cultural em Rede

Nenhum comentário: