segunda-feira, 3 de maio de 2010

Oficinas de Técnica Vocal abrirão turmas trimestralmente

Realizadas na sede do Pontão Ação Cultural em Rede as oficinas do regente André Vilani será de nível básico


O Pontão Ação Cultural em Rede comunica que as aulas de Técnica Vocal, ministrada pelo regente André Vilani, volta em 2010 com novidades. A principal delas é que para este ano Vilani fará oficinas com duração de três meses, de caráter básico e focadas tanto em iniciantes como em iniciados.
O objetivo, segundo o regente, é que as oficinas que ocorram ao longo do ano possam capacitar o aluno com conceitos básicos, porém extremamente importantes, sobre o canto. “Será trabalhado noções básicas da respiração para o canto, apoio, relaxamento da laringe, língua e mandíbula, bem como colocação e projeção vocal”, revela.
Além destes conceitos, a articulação e dicção dos alunos, bem como a interpretação da técnica vocal a partir de textos, que dá margem para trabalhar a razão e emoção na música, serão pontos essenciais nas oficinas de André Vilani. Aliás, a razão e a emoção são também fatores determinantes para o regente preparar o repertório que será trabalhado nos três meses de oficina. “O principal repertório será de Música Popular Brasileira, já que sendo um curso livre de canto, voltado para a comunidade, é importante que haja maior abrangência aos diversos gostos musicais. Por isso mesmo procuro primeiramente sentir a turma, uma vez que o repertório de MPB é muito vasto”, afirma.
Apesar do pouco tempo de oficina, Vilani acredita que ela pode criar insights profissionais ou, em alguns casos, capacitar aqueles que de alguma forma já se dedicam à música. “Percebo que muitos alunos são cantores de igrejas, principalmente católicas e evangélicas, o que me faz concluir, claramente, que eles querem ter aulas de canto para este fim. Porém, já notei que alguns querem cantar para eles mesmos e poucos querem aprender canto (nesta oficina), para se profissionalizarem”.
O projeto das oficinas trimestrais faz parte de uma parceria entre o Pontão Ação Cultural em Rede e André Vilani, que começou em 2009 e no mesmo ano, no mês de dezembro, formou a primeira turma. Para este ano serão quatro turmas e, segundo o regente, quem já fez o curso está convidado a retornar. “As portas estarão aberta, mas os alunos têm que estar cientes que a cada novo curso, por respeito aos novos alunos, começarei a oficina pelo início. Porém, como o ensino do canto é uma repetição de exercícios musculares (uma vez que a prega vocal é um músculo), os alunos mais veteranos não só ampliarão sua resistência muscular e respiratória como também reciclarão a matéria”, diz.
Para interessados as inscrições podem ser feitas virtualmente no site www.acaocultural.org ou no blog www.acaocultural.blogspot.com. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3028-6285 ou pelo e-mail imprensa@acaocultural.org. O horário da Oficina de Técnica Vocal será sempre terça-feira, das 20:30 às 22h.

Nenhum comentário: