segunda-feira, 27 de setembro de 2010

SOSH20, nada poderia ser mais pertinente!

Existem coisas que parecem conspirar contra  o tempo e outras vezes a favor dele , está sendo assim com o projeto SOSH2O, Circo e meio Ambiente aprovado pelo conselho de cultura e patrocinado pelo fundo estadual de cultura e que somente agora pôde ser desenvolvido, isso porque o  grupo de atores do Leite de Pedras, que em sua maioria fazem parte do corpo administrativo da instituição, estiveram com o tempo totalmente tomado durante o período de implantação do Ponto de Cultura, edital que a associação foi contemplada, e por isso foi preciso adiar um pouco a montagem, para que pudessem realizar a contento o espetáculo. O projeto despertou a atenção da Seduc, Secretaria de Educação do Estado, promovendo um  convênio com o circo escola.  A equipe de profissionais do Leite de pedras aproveitou  a iniciativa para fomentar suas ações apresentando o espetáculo em algumas escolas públicas e outras instituições filantrópicas, escolheram estrategicamente as mais próximas da sede do ponto de cultura e outras que se mostraram interessadas em estabelecer uma parceria continuada. I

niciaram a séria de oito apresentações pelo  colégio Estadual Antonio Epaminondas no bairro Lixeira, Escola Estadual André Luiz, no bairro Consil, Escola Estadual Presidente Médice, no Araés, Escola Estadual Barão de Melgaço e Abrigo das Crianças Bom Jesus, ambos no bairro Dom Aquino, e no espaço  do centro de saúde do bairro Lixeira, com as crianças da Creche Micaela, e adolescentes do programa municipal PETI e finalizará apresentando para o Abrigo dos idosos na Avenida do CPA no dia 28 de setembro, terça feira. Todo esse tempo veio a  Coincidir com o  início da primavera e esse caos ambiental que estamos vivendo. A peça com a temática ambientalista “SOSH2O,   apropria-se de um exercício dos laboratórios teatrais, por sinal bem antigo! (a germinação da sementinha...) para discutir, sem discurso pré montado, sem texto falado, um assunto bastante pertinente e necessário nos   dias atuais: a água. Para isso, foi buscar nas cirandas e músicas de rodas, o ingrediente principal da saga da semente que virou rosa   tendo como  herói um galante perna de pau que a defende de seus bárbaros tiranos e seus monstros medievais.

A trilha sonora foi entregue para a banda de retreta  “prata da casa” que a desenvolve ao vivo, compondo a performance inusitada. A linguagem do circo, tem dessas magias  cênicas que extrapola idade e “moral da estória” tão cobrada em se tratando de um espetáculo voltada para o público infantil.  O premiado escritor  José Saramago  não acreditava em classificações literárias por faixa-etária: juvenil, infantil, “Acredito é na boa literatura, as divisões fica por conta dos editores” dizia ele. O grupo preferiu não aprofundar nos discursos fatalistas e catastróficos do fim dos dias, encontrando nas cirandas e em alguns mitos, sua catarse emblemática - A florzinha  como  a Fênix, ressurge das cinzas após a tragédia pirofágica, o cerrado por sua vez, coitado, arde inclemente todos os anos e nos primeiros pingos d’água, ressurge triunfante , esbanjando verde no impressionante espetáculo da vida. Fica somente a  pergunta incômoda: até quando???!!!

“SOSH2O

Leite de pedras –Laboratório Cênico
FICHA TÉCNICA:
ROSA: HOZANA LIMA
PRINCIPE PERNA DE PAU: DÉIA RODRIGUES
BOÉ, O DUENDE: WAGTON DOUGLAS
MALABARISTA ANDARILHO: FÉLIX ARAMAYO
BÁRBARO MEDIEVAL: LEANDRO RODRIGUES
“TRIPA” DO MINHOCÃO DRAGÃO: JÚLIO CARCARÁ, FELIX ARAMAYO E WAGTON DOUGLAS
TRILHA SONORA: BANDA PRATA DA CASA
DIREÇÃO E CONCEPÇÃO: JÚLIO CARCARÁ
DURAÇÃO: 45 MINUTOS


ROTEIRO DAS APRESENTAÇÕES:

DIA 15 DE SETEMBRO COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO EPAMINONDAS (PELA MANHÃ) –BAIRRO LIXEIRA
DIA 17 DE SETEMBRO COLÉGIO ESTADUAL ANDRÉ LUIZ  (À TARDE )–BAIRRO CONSIL
DIA 22 DE SETEMBRO COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE MÉDICE (À TARDE) BAIRRO ARAÉS
DIA 23 DE SETEMBRO NO PÁTIO DO POSTO DE SAÚDE, AO LADO DO PONTO DE CULTURA ESCOLA DE CIRCO, PARTICIPANTES: ALUNOS DA CRECHE DONA MICAELA, BAIRRO LIXEIRA, E GRUPO DO PETI DAS BAIRROS PEDREGAL E PLANALTO.
DIA 24 DE SETEMBRO, PELA MANHÃ ABRIGO DAS CRIANÇAS BOM JESUS  E NA TARDE ESCOLA ESTADUAL BARÃO DE MELGAÇO, AMBOS NO BAIRRO DOM AGUINO.
DOMINGO APRESENTAREMOS NA CRECHE E NO TERREIRO VÓ MARIA JOSÉ.
E NA TERÇA, 28 DE SETEMBRO APRESENTAREMOS NO ABRIGO DOS IDOSOS, NA AVENIDA DO CPA

Nenhum comentário: