segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Olá Ministra!

Desde o anúncio no dia 20 de Dezembro da escolha de Ana de Hollanda pela presidente eleita Dilma Rousseff para chefiar o Ministério da Cultura, o debate sobre o futuro das políticas públicas para a Cultura no Brasil tem se intensificado nos encontros presenciais e na internet, em listas de e-mails, fóruns de sites especializados, blogs e redes sociais.

A reação é natural, já que a comunidade cultural brasileira – produtores, gestores. artistas e ativistas – tem participado ativamente das definições políticas e dos rumos do Ministério da Cultura nos últimos oito anos. Esta participação não foi só bem recebida como estimulada pelo próprio Minc.

Os debates acontecerem tanto presencialmente, durante as Teias, Conferências de Cultura e inúmeros eventos apoiados pelo Ministério (como os Festivais Software Livre e Jornadas Cineclubistas) quanto virtualmente, com o diálogo constante em redes virtuais.

Destes encontros e debates, foram construídas as propostas de alteração da Lei Rouanet e a Reforma da Lei dos Direitos Autorais. Este é o motivo da apreensão na rede após a declaração da Ministra, de que vai rever as reformas e “consultar especialistas”. Uma declaração estranha, já que inúmeros especialistas participaram de todo o processo, em conjunto com artistas populares, empresários e gestores.

A Ministra Ana de Hollanda, além de artista (é cantora), possui experiência administrativa na área pública, ou seja, além de viver na própria pele os dilemas da produção cultural no país, conhece tanto a necessidade de revisão dos problemas de uma máquina pública engessada quanto a necessidade de continuidade de ações acertadas e consensos construídos.

A Ministra poderá encontrar após o dia 1º de Janeiro de 2011 um ambiente crítico, integrado por muita gente envolvida ativamente com o setor. Mas, com certeza, ela encontrará um ambiente de diálogo e uma rede pronta para continuar colaborando com o governo na construção de políticas públicas de acesso e fomento cultural no Brasil.

Uma das principais contribuições da gestão Lula para o setor cultural no país foi o desenvolvimento de uma cultura participativa. Portanto, somos todos ouvidos.

E bocas.

Carta Colaborativa

Os produtores culturais, artistas e militantes da cultura estão organizando uma carta aberta à Ministra para pontuar as demandas do setor: http://piratepad.net/minc Participe!

Cobertura Colaborativa

Para não ficar só recebendo as informações sobre o novo Mandato via imprensa comercial e estatal, muitos coletivos de mídia alternativa (ou “mídia livre”) decidiram começar uma cobertura alternativa: http://piratepad.net/EntrevistaAnaMinistraDaCultura Participe!

O que foi falado até agora.
Opiniões e informações cuja leitura julguei interessante indicar:

BLOGS

http://tropicaline.wordpress.com/2010/12/21/o-%C2%AB-povo-do-twitter-%C2%BB-e-o-novo-ministerio-da-cultura/

http://www.culturadigital.br/cineclubes/?p=3512

REVISTAS

http://www.revistaforum.com.br/blog/2010/12/20/ana-de-holanda-no-minc-e-vitoria-de-grupo-petista/

http://www.culturaemercado.com.br/noticias/ana-de-hollanda-sera-a-nova-ministra-da-cultura-do-brasil/

MINC

http://www.cultura.gov.br/site/2010/12/22/coletiva-de-imprensa-4/

JORNAIS

http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2010/12/22/nova-ministra-esta-ligada-a-grupo-contrario-a-gilberto-gil.jhtm

http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/ana+de+hollanda+nao+tem+nada+de+troca+de+gentilezas/n1237890688929.html

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/849671-fragilidade-institucional-do-minc-sera-desafio-diz-juca-ferreira.shtml

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101222/not_imp656677,0.php

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101222/not_imp656675,0.php

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101222/not_imp656656,0.php

http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/12/22/ministra-da-cultura-vai-rever-nova-lei-do-direito-autoral-923343009.asp



FONTE: http://www.culturadigital.br/skarnio

Nenhum comentário: