MinC se reúne com Grupo de Trabalho para criar agenda específica de encontros com o segmento
A criação de uma agenda específica de encontros nos próximos meses e o aprimoramento de mecanismos de gestão nos Pontos de Cultura foram os principais resultados do encontro realizado no dia 27 de abril, em Brasilia, entre os representantes do Grupo de Trabalho Cultura Digital, integrado à Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPdC) e o Ministério da Cultura.
A reunião contou com a participação de sete representantes do GT, contemplando as cinco regiões do país, do secretário executivo do MinC, Vitor Ortiz, de Marta Porto, indicada para assumir a Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural, do coordenador do Programa Cultura Viva, Cesar Piva, e do coordenador de Cultura Digital da Secretaria de Políticas Culturais (SPC/MinC), José Murilo.
Vitor Ortiz aproveitou a oportunidade para reforçar o aspecto da boa gestão de ações e projetos na área da cultura para um “melhor aproveitamento orçamentário”, pois esta seria uma “diretriz do governo Dilma Rousseff”, afirmou. Software livre e direito autoral em tempos de internet também foram assuntos abordados pelo secretário.
Marta Porto propôs uma reflexão sobre os atuais parâmetros sobre a Cultura Digital no país, especialmente em relação ao uso das ferramentas digitais e as politicas para crianças e jovens no Brasil. “A forma como a juventude vem fazendo uso do mundo digital impõe um novo pensar sobre conceitos e deve conectar políticas para a infância e a juventude, experiência e fruição cultural, assim como noções de co-autoria e mesmo produção artística”, observou.
Outro tema importante do encontro foi a expectativa sobre os resultados da avaliação dos Pontões de Cultura que serão divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) nos próximos meses.
O encontro foi transmitido ao vivo pela internet e pode ser visto na íntegra aqui .
(Texto: Ascom/SCC/MinC)
(Fotos: Cleber Fragoso)
Nenhum comentário:
Postar um comentário