segunda-feira, 11 de julho de 2011

Plano de inclusão digital para a rede de escolas públicas

O governo vai anunciar nos próximos dias um plano de inclusão digital para a rede de escolas públicas do país. Para elaborar o projeto, foi montado um grupo interministerial que reunirá as pastas de Ciência e Tecnologia, Comunicações, Educação e Cultura e Desenvolvimento.

Durante encontro realizado hoje entre os ministros Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), Fernando Haddad (Educação), Fernando Pimentel (Desenvolvimento) e Paulo Bernardo (Comunicações), ficou acertado que, em dez dias, deverá ser colocada em consulta pública o programa de inclusão nas escolas.

Em entrevista ao Valor, Aloizio Mercadante disse que o governo irá lançar uma série de licitações para equipar as escolas com equipamentos como lousa digital, laptops e tablets, mas que irá exigir produção nacional desses equipamentos.

“Vamos exigir equipamentos que tenham PPB (processo produtivo básico), com fabricação de equipamentos no país. Queremos ajustar a política de conteúdo tecnológico nacional”, disse.

Segundo Mercadante, o mercado que o setor tem pela frente soma 69 milhões de alunos da rede pública de ensino distribuídos em 57 mil. Ao todo, há quase um milhão de salas de aula para serem equipadas.

O ministro de Ciência e Tecnologia afirmou que o MEC tem nas mãos o projeto de construção de uma lousa digital. Baseado em tecnologia aberta, essa lousa pode ser fabricada por qualquer companhia. O preço do equipamento é estimado em R$ 1,4 mil. “Queremos incentivar a produção desse produto, mas a empresa terá de nacionalizar a fabricação de componentes”, comentou.

Nenhum comentário: