segunda-feira, 24 de setembro de 2012

1º Seminário Museus em Diálogos e Conexões - Caderno de Resumos

O Seminário “Museus em Diálogos e Conexões” terá sua primeira edição promovida pelo Museu de Arte Sacra de Mato Grosso em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Universidade Federal de Mato Grosso e as ONGs Ação Cultural e Casa de Guimarães. O evento tem caráter científico e deve se tornar um dos principais da área museal para divulgação e debate das produções que dialogam com a gestão e a documentação de acervos e a educação patrimonial e museal.


Em sua primeira edição, o evento será realizado dentro da Programação da 6ª Primavera dos Museus que ocorre em diversos museus brasileiros de 24 a 30 de setembro, com uma temática que busca refletir a “função social dos museus”. Essa iniciativa, coordenada pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, tem como objetivo sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. 

Paralelamente à discussão do tema, permanece o objetivo principal: divulgar as produções desenvolvidas em museus, centros de memória e pesquisa, escolas e praças, entre outros espaços de cultura que apresentem reflexões teóricas, metodológicas e pesquisas voltadas para o patrimônio material e imaterial. Tal objetivo é importante para o Estado de Mato Grosso devido à proximidade da Copa de 2014, sendo que, a propósito, vem sendo proposto pelo IBRAM o diálogo “Legado Cultural” que ficará para as cidades-sede da Copa, dentro de uma perspectiva presente e pós-Copa.

Nesse contexto, é importante pensar como contribuir para somar com essa iniciativa, pois o evento abre espaço para o grupo de trabalho "Museus e a Copa de 2014” que terá a mediação das secretarias de Estado de Cultura e da Copa do Mundo, no qual serão construídas as diretrizes e ações para uma proposta voltada ao “Legado Cultural” em conjunto com os museus e a comunidade, visando o atendimento e a proposição de ações para a Copa. 

O Seminário abre espaço em sua programação para debater problemas e socializar experiências e intercâmbio, tornando assim indispensável a reflexão sobre como, para quê e para quem os museus e os centros de memória trabalham. Sua programação foi estruturada mediante palestra, mesas temáticas, simpósio, grupo de trabalho e fórum que revelam temas variados e olhares múltiplos sobre patrimônio, gestão de acervo, educação patrimonial e museal, e a inserção das instituições museais na promoção e na atratividade de grandes eventos nacionais e internacionais, como a Copa de 2014 em Mato Grosso.

No intuito de que esse Seminário possa cada vez mais impulsionar o interesse pelos museus, o evento é o fio condutor que nos convida a uma reflexão sobre o papel das instituições museais no processo de valorização da cidadania e no desenvolvimento social para que cada vez mais pessoas conheçam, compreendam, valorizem e se apropriem do seu direito de acesso ao museu, à memória e à cidadania.

Viviene Lozi Rodrigues
Diretora do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso




https://issuu.com/produresculturais/docs/1___semin__rio_museus_em_di__logos_
Clique na imagem e tenha acesso ao caderno

Nenhum comentário: