segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Miti divulga selecionados


Em seu terceiro ano Mostra ultrapassou o número de inscrições esperados

A Mostra Internacional de Teatro Infantil (MITI) divulgou no dia 29 de julho os selecionados para participarem de sua terceira edição. Ao todo foram onze grupos de teatro de quatro estados brasileiros e da Argentina. São Paulo está representado por seis companhias, o Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul por uma e Mato Grosso conta com dois grupos teatrais.
Ao todo foram 132 inscritos, que através de uma comissão formada pela diretora Maira Jeannyse, pelo ator e produtor cultural Jan Moura, pela produtora cultural Viviene Lozi, pela atriz Juliana Notari e pelo coordenador da MITI, Eduardo Espíndola, tiveram que escolher cuidadosamente os selecionados. "A comissão teve muito trabalho para selecionar os grupos devido a alta qualidade dos trabalhos, por isso a demora no resultado. São grupos muito profissionais com bons argumentos e técnicas, tanto no que diz respeito a interpretação quanto na estética dos espetáculos", afirma Eduardo Espíndola.

A quantidade de inscritos não foi superada apenas pelo Brasil, segundo Espíndola os grupos internacionais aumentaram bastante sua participação. "Foram ao total 15 inscritos de seis países da América do Sul, é um número excelente. Porém, a grande maioria não são de grupos profissionais. Outro fator é a dificuldade desses grupos para viabilizar, por exemplo, a gravação de um espetáculos ou fotos com qualidade", explica.

Vale ressaltar que a Miti como vários outros eventos estão tendo sérios problemas com relação a patrocínio das empresas, pois o processo da crise fez com que o investimento em cultura fosse o primeiro da lista a ser cortado. Mas mesmo assim, o evento tem como meta acontecer todos os anos, ainda que seja com um número menor de ações.

Este ano a Mostra será realizada entre os dias 28 de setembro a 04 de outubro, uma decisão essencial. "Queremos trabalhar, como nos anos anteriores, com as crianças nas escolas, pois a semana do dia da criança será um feriado prolongado, então o acesso seria mais difícil", fala Espíndola.

Ainda em fase de organização para decidir alguns locais onde a Mostra ocorrerá, Eduardo explica o que tem sido feito. "A questão dos espaços para as apresentações tem nos preocupado. Estamos em diálogo com a coordenadoria de cultura da UFMT para utilizarmos o Teatro Universitário, que seria excelente para o evento. Além disso, o Cine Teatro Cuiabá está funcionando a pleno vapor, mas está em processo de troca de Gestão. Então não sabemos como ficará a questão de utilização do local". Apesar disso, as expectativas são as melhores. "A MITI de 2009 certamente já superou as expectativas", finaliza.

Mais informações quanto a programação da Mostra poderão ser obtidas brevemente no site http://www.mostrainfantil.com.br/
Confira os selecionados:

Cia Teatro Lumbra - Sacy Pererê, A lenda da meia noite (Rio Grande do Sul)
Teatro de La Plaza - Mágico por acaso (Argentina)
Odelê a casa dos gestos - Uma noite em claro (São Paulo)
Teatro Fúria – Encaixotando Shakespeare (Mato Grosso)
Cia Panturrilha – Feira de cordel (São Paulo)
Cia Patética – História de Rapunzel (São Paulo)
Cia da Tribo – Zabumba (São Paulo)
Tapetes Contadores de Histórias – O Rei que ficou cego (Rio de Janeiro)
Grupo de Teatro Faces – A fábrica de brincadeiras (Mato Grosso)
Grupo Caldeirão - Cantos e contos da Índia (São Paulo)
Canta Vento – Músicas infantis para crianças de qualquer idade (São Paulo)

Nenhum comentário: