quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Pontão Ação Cultural em Rede lança revista

Reunir e mostrar ações dos Pontos de Cultura de Mato Grosso está entre os objetivos da revista Ponto Ação Cultural

Rede, do latim retis, significa conjunto entrelaçado de fios, cordas, arames, que, por meio de nós, podem se transformar em algo maior, mais amplo. Assim, é através da perspectiva de que pequenos pontos constroem grandes redes culturais que o Pontão Ação Cultural em Rede lança no dia 07 de agosto, na Feira do Empreendedor, a revista Ponto Ação Cultural.

Tendo como um dos desafios principais a articulação entre os pontos de cultura, além da pesquisa e formação de agentes culturais em Mato Grosso, o Pontão notou, através de mapeamento, o quanto é difícil para que estes pontos de cultura do estado divulguem seus trabalhos, suas ações e mostrem como são importantes para as comunidades em que atuam, que através da cultura ampliam cada vez mais suas expectativas perante o mundo a sua volta.

Dessa forma, a revista Ponto Ação Cultural será uma importante fonte de divulgação dos pontos de cultura, mas não apenas isso. A ideia é que ao mesmo tempo em que sejam divulgados trabalhos dos pontos, haja também outros atrativos para que públicos diversos façam da revista uma fonte de informações culturais.

A revista surge para completar o planejamento de ações do Pontão Ação Cultural em Rede, que já vem realizando cursos, oficinas, consultoria em planejamento e gestão cultural, para que cada vez mais pessoas qualifiquem seu trabalho e multipliquem a informação, formando de fato uma rede ampla de conhecimento e cultura.

A primeira edição contará em seu conteúdo com uma fotorreportagem sobre o Ponto de Cultura Apowé na aldeia Xavante Wederã, em Canarana, uma reportagem acerca do papel dos museus na atualidade, um dossiê sobre a Lei Rouanet, entrevista com Aline Figueiredo dando um panorama da atual situação das artes plásticas no estado e um ensaio científico que apresenta uma visão bastante peculiar de Vila Bela da Santíssima Trindade, e por fim notas que abordam os pontos de cultura do estado, quem são e o que fazem.

Além da revista, o Pontão Ação Cultural em Rede, que é gerido pela Ação Cultural – Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso – lança ao mesmo tempo o site www.acaocultural.org, um lugar que servirá como um observatório, em que poderão ser difundidos produtos e conteúdos culturais de Mato Grosso, bem como editais, pesquisas e relatórios, uma forma de suprir de forma mais emergencial e assídua a comunicação entre os Pontos de Cultura e também a população e a imprensa.

A ideia é ainda formar núcleos de comunicação em cada Ponto de Cultura do estado, para otimização da rede de informações e ampliação das mídias utilizadas, transformando o portal e a revista em hubs para difusão dos conteúdos produzidos pelas organizações e distribuídos através de mídias independentes sejam elas blogs, zines, revistas, newsletters, web rádios, web tv’s, etc.

De periodicidade trimestral e distribuição gratuita, a revista é um ponto de partida importante e certamente será essencial para difundir as informações dos 14 Pontos de Cultura espalhados em todas as regiões do estado, e dos novos pontos que estão chegando.

O que: Lançamento da Revista Pontos do Mato e do site www.acaocultural.org
Quando: 07 de agosto, sexta-feira, às 19 horas
Onde: Feira do Empreendedor – Centro de Eventos Pantanal
Quanto: Gratuito

Nenhum comentário: