Realizado na Feira do Empreendedor a revista chamou atenção pelas matérias e pelo formato
Uma lacuna na cultura de Mato Grosso foi preenchida. Foi dessa forma que o secretário de Cultura do Estado, Paulo Pitaluga, se referiu ao lançamento da revista "Ponto" da Ação Cultural. Inovadora no formato e com o objetivo principal de divulgar pontos de cultura de todo o estado, unindo e mostrando ao leitor suas ações, a revista chega com a certeza da aceitação. "Em minha opinião não existe uma revista no estado desse porte. A Ação Cultural saiu na frente ao lançar um veículo que trata a cultura como ela deve ser tratada. A revista não ficou boa, ficou excelente", acredita Pitaluga.
Lançada no dia 07 de agosto, na Feira do Empreendedor, evento organizado e realizado pelo Sebrae, a revista surpreendeu o leitor pela própria diagramação, fotos em destaque e iniciativa de criar um veículo com conteúdo de qualidade. "Acredito que a revista Ponto será uma importante ferramenta para mostrar a produção cultural realizada em Cuiabá e no estado, de uma forma geral. Além disso, é perceptível que há muito conteúdo substancial, o que permite que nós, como leitores, façamos reflexões mais aprofundadas a respeito do que lemos", fala Magna Domingos, da Dom Produções.
O lançamento ainda contou com a participação especial e importante de Severiá Idiorê e Clara Idiorê Xavante, respectivamente mãe e filha, representantes do Ponto de Cultura Apowe, matéria de capa da primeira edição da revista.
Localizado na Aldeia Wederã, no município de Canarana, distante 822 km de Cuiabá, o Ponto Apowe existe desde o começo deste ano e tem como uma das principais iniciativas reforçar cada vez mais a identidade cultural dos moradores da aldeia, repassando para Xavante e não-Xavante, conhecimentos e experiências adquiridas ao longo do tempo.
Para Severiá a revista surge exatamente como a oportunidade de mostrar o que tem sido feito. "Apesar de sermos um ponto recente, trabalhamos a cultura em nossa aldeia há 22 anos, indo para outros estados e países, porém em nosso próprio estado faltava a divulgação do que fazemos há tanto tempo. A revista surge como um meio importantíssimo para que isso não aconteça mais. Compartilhamos da ideia que o pensamento tem que ser circular, que tem que haver essa interlocução entre os pontos. Dessa forma, a revista Ponto Ação Cultural se torna essencial", afirma.
Viviene Lozi, coordenadora da revista, é da mesma opinião de Severiá. "Muitos pontos de cultura não possuem uma forma de se comunicar com o público externo e entre eles, pois muitos não possuem site, blog, orkut, twitter ou outra ferramenta gratuita de comunicação. Por isso o Pontão Ação Cultural em Rede se decidiu pela revista e pelo portal, como também ofertar cursos que serão ministradas aos pontos e produtores culturais de como lidar com os software free, web designer, tv e rádio, cursos que serão ofertados em Setembro na sede do Pontão. É uma forma de, cada vez mais, qualificar e mostrar a cultura dos pontos de Mato Grosso e o que fazem rotineiramente", revela.
O Pontão Ação Cultural tem como parceiros o Ministério da Cultura e o Programa Cultura Viva, além disso conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá.
A revista terá periodicidade trimestral. Para conferir fotos do lançamento da revista clique aqui.
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