terça-feira, 20 de outubro de 2009

Miti divulga nova programação

A 3ª Miti - Mostra Internacional de Teatro Infantil divulga para o público em geral mudanças na programação e comunica que algumas companhias latinas terão sua vinda adiada para o mês de novembro por motivos financeiros, já que um dos patrocinadores não entrou com recursos para pagar as despesas e cachês dos grupos.

Ainda sem datas e locais definidos a Miti agradece a compreensão de todos e, dessa forma, avisa que os espetáculos "Sueños humanos de um robot", que ocorrerá hoje (20), "El carpinteria de Antonio", no dia 21, "Um cuadrado muy redondo", no dia 23, "Defensores Galacticos", nos dias 24 e 25, "El circo de la nada", no dia 24, "Cuentos del Bosque", no dia 25 e "El viaje de los títeres (sombras)", também no dia 25, não ocorrerão mais no mês de outubro.

Porém, o show não deve parar e a programação da 3ª Miti continua com fôlego total. E para animar a última semana da Mostra na quarta-feira (21) a Cia Odelê, de São Paulo, aporta em terras cuiabanas com o espetáculo "Uma noite em claro". Inspirada em desenhos animados das décadas de 30 a 50 como Perna Longa, Popeye, Tom e Jerry e tantos outros, a peça, de teatro de bonecos, conta a história de Morpheu, um cidadão comum que após cansativo dia de trabalho só quer chegar em casa e dormir profundamente. Contudo, esta não será uma noite qualquer e várias situações inesperadas perturbarão seu sono constantemente.

O personagem principal foi inspirado no ranzinza "Hortelino", do desenho Looney Tunes, e a trilha sonora foi especialmente selecionada levando em conta estilos musicais dos filmes da época (jazz, blues, fox trote são alguns exemplos)."Uma noite em claro" é a fusão de duas linguagens artísticas destinadas quase exclusivamente ao público infantil: o desenho animado e o teatro de animação. É, ao mesmo tempo, um espetáculo que transcende todas as idades e pode ser apreciado por toda a família. Em resumo, um resgate de uma maneira de contar histórias - simples e divertidas - que vem fascinando o público através de diversas gerações.

Cia Odelê - A Casa dos Gestos

O nome do grupo, fundado em 2008 por Rafael Curci, Darko Magalhães e Simone Aranha, foi escolhido através de uma junção de dois conceitos: Owodele é uma palavra em Iorubá e significa "casa com riqueza" e "A Casa dos Gestos" foi inspirado em um poema do escritor moçambicano Mia Couto. Com duas linguagens teatrais claras, o teatro de animação e o teatro de ator, a companhia vem pesquisando ao longo do tempo histórias em quadrinhos, teatro de objetos, criação de textos, adaptação de obras clássicas, textos literários e não-teatrais, produção coletiva, oficinas e palestras.




Nenhum comentário: