quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O pontão Ação cultural realiza oficina de produção Radiofônica (web rádio)


Dias 28, 29, 30, 31 e 01 de Novembro

Inscrições: Gratuitas

Vagas limitadas: 20 pessoas

Horário das 18h ás 22h

Locais: Aulas teóricas - Pontão Ação Cultural/ Museu de Arte Sacra
Aulas praticas - Centro de Eventos do Pantanal e Praça das Bandeiras


Ministrantes: Rodrigo Santos Palerosi (Jovem) e Felipe Altenfelder Silva
Instituição: Massa Coletiva - Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura - São Carlos (SP).




Programação :


Módulo 1 – Introduções – dia 29/10

Neste primeiro momento acontece uma introdução ao projeto Independência ou Marte, através das iniciativas que ele realiza, além de noções no campo da linguagem radiofônica.

Com a ajuda de uma apostila, será realizada uma contextualização histórica desde o início deste meio até seus desdobramentos contemporâneos em técnica e estética, com noções de diretrizes editoriais, linguagem, plástica, divulgação e público alvo, além de possibilidades e vantagens de processos colaborativos na construção dos meios de comunicação.




Módulo 2 – Imersões - dias 29 e 30/10

O Módulo 2 permite que a produção radiofônica leve os participantes a um alto grau de imersão em cada realidade local. Neste momento, após a organização e formatação dos roteiros, analisa-se a exequibilidade de cada proposta e são realizados debates coletivos sobre os caminhos e possibilidades de cada programa, planejando como serão os processos de gravação.

No momento de captação, prevalecerá a reflexão sobre a prática, com acompanhamento e orientação dos ministrantes da oficina, incentivando o questionamento sobre a realização, principalmente em relação à estética, experimentação e inovação dentro das linguagens do veículo. Dentro de cada grupo será realizada uma divisão de equipe, sistematizando de forma integrada o trabalho que será realizado.



Módulo 3 – Transmissões – dias 30/10, 31/10 e dia 01/11 (no Festival Calango)

No último estágio da oficina, os materiais serão analisados e será realizada uma discussão sobre a plástica de cada programa antes da versão final do roteiro, já com todo o material captado. Assim, fica desenhado o encadeamento do fluxo de informações e os quadros específicos, o que despertará também as idéias para uma rápida produção de vinhetas e chamadas. Neste momento, serão escritas as últimas informações e serão incentivados alguns ensaios e testes, com foco em técnicas de locução e encadeamento de idéias, antes da transmissão.



Histórico dos Ministrantes

Felipe Silva e Rodrigo “Jovem” Palerosi, graduados no curso de Imagem e Som na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Em 2005, ambos participaram dos Grupos de Trabalho de Conteúdo, Tecnologia e Administração, responsáveis por todo o processo de implantação e pela elaboração do projeto editorial da Rádio UFSCar. Ainda dentro da emissora, nos anos de 2006 a 2008 atuaram como estagiários e adquiriram experiência nas áreas de programação musical, locução, produção e coordenação de programação, além de colaborar com o website, através da produção de resenhas de discos e shows. Juntos participaram da criação da produtora independente Casanova Produções, responsável por aglutinar seus projetos audiovisuais realizados entre 2005 e 2008. Suas atividades e o envolvimento pessoal de cada um, propiciou a integração com músicos e outros artistas da cidade, resultando em diversas parceiras, como a realização de videoclipes, experimentos em vídeo, filmes de curta-metragem e diversos eventos.

Felipe Silva dirigiu dois filmes de curta-metragem, um em vídeo (Road Vídeo – 17’ – MiniDV – 2006) e outro em película (O Desgosto dá Mais Lenha Para Pensar – 15’ – 16mm – 2008). Atualmente desenvolve trabalhos como produtor cultural e DJ, além de ser o responsável pelo setor de planejamento e produção do Massa Coletiva - Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura de cidade de São Carlos. Rodrigo “Jovem” Palerosi trabalhou como montador e realizador em diversos videoclipes, vídeos experimentais e curtas-metragens, além de atuar na área de desenho e edição de som. Possui envolvimento com música desde cedo e sempre teve como foco a integração de artes e a quebra das fronteiras estéticas nos mais diversos meios. Atua também no núcleo de comunicação do Massa Coletiva - Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura.

Nenhum comentário: