quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Pontão oferece oficina de Produção Radiofônica (Web Rádio) pela segunda vez


O Pontão Ação Cultural está com inscrições abertas para a Oficina de Produção Radiofônica (Web Rádio) ministrada por Rodrigo “Jovem” Palerosi, do Massa Coletiva – Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura, da cidade de São Carlos (SP). Ao todo são 18 vagas disponíveis para o curso, que acontece de 8 a 10 de dezembro, entre aulas teóricas e práticas.

A oficina faz parte do projeto do Massa Coletiva, nomeado de Independência ou Marte e em Cuiabá será dividido em três módulos. O primeiro módulo, que acontece no dia 8, aborda o contexto das rádios, meios de comunicação, novas mídias e “midialivrismo” além de falar sobre ferramentas digitais e portais colaborativos. A ressignificação dos direitos autorais e licenças como Copyleft e Creative Commons também serão abordados, bem como a reflexão da linguagem no rádio e, por fim, o desenvolvimento de um roteiro para ser trabalhado na oficina.

O segundo módulo, realizado no dia 9, mistura técnica e prática. Os alunos poderão conhecer melhor os equipamentos, seu funcionamento e como manipulá-los. Rodrigo “Jovem” ainda fala sobre fundamentos de áudio e produção musical, gravação e processamento sonoro utilizando softwares livres. No módulo dois os participantes também desenvolverão o roteiro criado no primeiro dia e partirão para prática em locução e transmissão ao vivo.

O último módulo trata sobre pós-produção. Como produzir vinhetas e spots a partir de banco de dados em Creative Commons, além da edição e finalização utilizando sempre softwares livres serão temas abordados. “Jovem” finaliza falando a respeito da criação de podcast e upload.

A Oficina de Produção Radiofônica é inteiramente gratuita e os interessados devem fazer a inscrição pelo site www.acaocultural.org. Mais informações no 3028-6285.

Serviço

O que: Oficina de Produção Radiofônica (Web Rádio)
Quando: 8,9 e 10 de dezembro
Onde: Pontão Ação Cultural – Museu de Arte Sacra
Quanto: gratuita

Nenhum comentário: