Estado de Minas - Sérgio Rodrigo Reis
O maior escultor brasileiro de todos os tempos, o mineiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, está prestes a ganhar homenagem em sua terra natal, Ouro Preto. De 8 a 27 de julho, a cidade histórica e a vizinha Mariana realizam um tributo ao artista durante o Festival de Inverno promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Além de potencializar os feitos do escultor na região, o evento chega disposto a agradar a todos os tipos de público com programação eclética. Oficinas, debates, apresentações teatrais, mostras cinematográficas e shows com nomes como Arnaldo Antunes, Maria Rita, Lenine e Zeca Baleiro estão entre as atrações.
A festa nas ruas começa em 11 de julho, em Ouro Preto, ao som de pifes, tamancos, tambores, violões, ganzás e percussão, com a apresentação do Grupo de Coco Ouricuri, premiado no Prêmio TIM de Música deste ano. No mesmo dia, em Mariana, no distrito de Cachoeira do Brumado, o destaque é o acordeonista Renato Borghetti. No segundo fim de semana do festival, o Grupo Mundaréu e o músico André Abujamra (ambos dia 18) e o cantor Vander Lee (dia 19) realizam shows em Ouro Preto. Já em Mariana, o agito segue com 14 Bis (dia 18), Demônios da Garoa (dia 19) e Maria Rita (dia 20).
As 63 oficinas agendadas nas áreas de literatura, artes plásticas, artes visuais, cênicas, música, patrimônio cultural e natural oferecerão em torno de 2 mil vagas, em vários níveis de apreensão. “A preocupação é de que a população das duas cidades também participe. Para o evento ser interessante ao turista, antes de tudo, as pessoas locais têm de ser hospitaleiras”, ressalta o pró-reitor de extensão da Ufop e coordenador-geral do Festival, Rodrigo Meira Martoni. A integração deverá ocorrer também em discussões sobre a situação do patrimônio natural no entorno da cidade. “Pretendemos ressaltar os impactos das mineradoras na questão ambiental”, exemplifica Martoni.
Festival de Inverno da Ufop
De 8 e 27 de julho, em Ouro Preto e Mariana, com shows, debates e 63 oficinas. Inscrições para oficinas abertas e preços variando de R$ 15 a R$ 70.
Informações: www.festivaldeinverno.ufop.brhttp://www.uai.com.br/EM/html/sessao_16/2008/06/18/interna_noticia,id_sessao=16&id_noticia=57653/interna_noticia.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário