"O BATISMO DE JESUS"
Amanhã juntamente com a Santa Missa do Sagrado Coração de Jesus na Catedral a partir das 19:00h, será mostrada para a comunidade presente, a pintura sacra da Pia Batismal. “O Batismo de Jesus”, pintura sacra feita pela Artista Plástica sinopense Mari bueno.
O projeto Cores da Catedral visa à realização de pinturas sacras, que compõe um conjunto de obras liturgicamente planejadas, nas quais estão inseridos o altar, os quatro painéis nas laterais as quatro colunas internas , as três portas e a parede da pia batismal, que vem sendo executada a 5 meses.
A arte sacra dentro da Catedral faz parte de um conjunto de elementos que compõem o espaço celebrativo, e tem como principal objetivo conduzir os fieis em comunidade à experiência do Mistério de Deus, permitir a passagem do visível para o invisível, levar o espectador além da matéria, ao transcendente. E juntamente com esta busca destacar a inculturação na arte, as características desta rica região amazonica, na qual não há superioridade cultural e espiritual, mas sim proximidade e unificação com as culturas.Tornando a arte sacra compreensível, isto é, uma"teologia em imagem.”
O projeto Cores da Catedral, foi aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), conhecida também por Lei Rouanet, é a lei que institui politicas públicas para a cultural nacional, como o PRONAC - Programa Nacional de Apoio à Cultura.
O BATISMO DE JESUS
SIGNIFICAO PINTURA
A vida pública de Jesus tem início com seu Batismo por João Batista no rio Jordão. O Batismo de Jesus é da parte dele, a aceitação e a inauguração de sua missão de Servo sofredor. Deixa-se contar entre os pecadores, é ,já, “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (JO 1,29), antecipa o “Batismo” de sua morte sangrenta. Vem, “cumprir toda justiça” (Mt 3,15) ou seja, submete-se por inteiro à vontade de seu Pai: aceita por amor este batismo de morte para a remissão de nossos pecados.
Esta pintura representando o Batismo de Jesus encontra-se em uma parede que, em sua forma, tem a união do quadrado que representa a terra e o círculo que representa o céu:
LINHAS VERTICAIS descem sobre Jesus fazendo a ligação entre o céu e a terra, uma composição de três linhas que representam a perfeição da unidade divina, a trindade, Deus uno em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. As quatro LINHAS HORIZONTAIS representam a terra, como os quatro pontos cardeais, quatro estações do ano e os quatro elementos da natureza. A cor verde lembra as matas da floresta amazônica, a cor da natureza, da vida sobre a terra e da renovação espiritual.
JESUS, no centro, com suas vestes brancas, que é a união de todas as cores, é a própria luz, símbolo de seu novo nascimento, da pureza e da perfeição. Com detalhes dourados que representam a luz Divina, a proximidade de Jesus com Deus. Seu braço esquerdo sobrepõe o direito, é o braço das emoções enquanto o direito é da razão, portanto Jesus se entrega ao chamado de Deus e aceita sua missão. Sobre sua cabeça, o Espírito Santo em forma de POMBA, desce sobre Ele e sobre Ele permanece. O PAI é representado pelos três arcos acima da pomba. Três círculos que simbolizam o divino, na cor azul que é a cor da imaterialidade e da pureza, de algo que vem de um mundo superior, de um mundo espiritual, é a cor própria de Deus. O espaço do CÉU simboliza o reluzente símbolo dourado da luz divina através de seu tom amarelado. E no canto superior direito temos a frase HIC EST FILIUS MEUS DILECTUS, é a voz do céu que proclama: “Este é meu Filho amado que muito me agrada” (Mt 3,17).
JOÃO BATISTA ao lado direito de Jesus, é o precursor imediato do Senhor, enviado para preparar-lhe o caminho. Ele está humildemente curvado, estendendo seu braço sobre a cabeça de Jesus e olhando para cima ouvindo a voz que vem do céu. Sua veste de pele de animal é um atributo de quem viveu no deserto uma existência de privações. Os TRÊS ANJOS na margem esquerda do rio também estão com o corpo inclinado como uma reverência ao senhor. Um anjo dirige o olhar à luz que vem do céu como o olhar de João Batista, enquanto os outros dois dirigem seus olhares ao Cristo. Com os braços estendidos e suas mãos cobertas pela roupa em sinal de submissão, respeito e também disponibilidade em servi-lo quando sair da água. Os anjos simbolizam os três tipos de batismo: o anjo com a roupa azul representa o batismo da água, de vermelho o batismo de sangue e o de verde o batismo do desejo. E também uma homenagem aos três grupos étnicos:brancos, negros e indígenas. A ÁRVORE é o símbolo da vida, em perpétua evolução e em ascensão para o céu. Ela é a comunicação dos três níveis do cosmo: o subterrâneo através de suas raízes, a superfície da terra através de seu tronco e de seus galhos inferiores, e as alturas por meio de seus galhos superiores atraídos pela luz do céu. É a representação do próprio Cristo que se torna a árvore do mundo, o eixo do mundo, a escada.
AS ROCHAS são símbolos da força e da fidelidade de Deus protetor. E prefiguração do próprio Cristo: “e todos beberam a mesma bebida espiritual, pois bebiam de uma rocha espiritual que os acompanhava; e essa rocha era Cristo” (I Cor 10,4)
Nenhum comentário:
Postar um comentário