Além de bons produtos, projetos bem elaborados são fundamentais para o sucesso na captação de recursos
Um dos pontos mais sensíveis do setor produtivo da cultura sempre foi a captação de recursos. Mesmo com ótimos trabalhos sendo produzidos, a necessidade de recursos que financiem a continuidade e auxiliem na sustentabilidade dos projetos é um grande desafio para organizações do terceiro setor e produtores culturais.
Vivemos hoje um contexto onde o poder público se sensibilizou em elaborar programas de políticas públicas para a cultura, entendendo a importância do setor para a economia e geração de trabalho e renda, além do marketing. Existem vários editais abertos e muitos outros sendo criados ofertando recursos e estruturas que auxiliem os produtores culturais na realização de seus projetos.
O crescimento dos editais não se dá apenas na esfera pública, mas a iniciativa privada está passando a enxergar oportunidades de negócios na cultura e os departamentos de marketing das empresas têm criado ou ampliado seus programas de incentivo e investimento cultural, abrindo um novo horizonte para os realizadores.
A Ação Cultural vêm realizando um mapeamento de todos os editais e fontes de financiamento para a cultura abertos no país e constatou que frente a todas as oportunidades que estão surgindo, um ponto comum se revela tanto para a captação através dos editais do poder público como junto à iniciativa privada, a necessidade de bons projetos.
De acordo com Eduardo Espíndola, diretor executivo da Ação Cultural, “a maioria dos produtores culturais ainda possuem dificuldades na elaboração de projetos, e muitas vezes perdem oportunidades de negócios mesmo fazendo produtos de qualidade”.
Pensando nisso a Ação Cultural passou a oferecer os serviços de consultoria, elaboração e gestão de projetos culturais, no sentido de preencher esta lacuna de quem possui bons trabalhos. A idéia é dar ao artista mais tranqüilidade para execução de sua obra, e ao mesmo tempo qualificá-lo para elaboração de projetos de qualidade e competitivos nos editais.
Os interessados podem fazer os agendamentos com a Ação Cultural através do telefone 65 3028-6285 ou pelo e-mail acaocultural@terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário