sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O Ponto de Cultura Espaço Vitória realiza de 27 de setembro e vai até o dia 01 de outubro oficina de metareciclagem com Everton Krystian(CE)

 

images[1] O Ponto de Cultura Espaço Vitória traz a Cuiabá o metarecicleiro Everton Krystian do Ceará. Everton é físico e trabalha com a metareciclagem que trata da reapropriação de materiais eletrônicos que seriam descartados para a natureza. Em sua oficina ele convida os participantes e os guia no sentido de perder o medo da caixa preta: Solta o parafuso e abre a tampa.

Everton explica que “metareciclar nada mais que sentir-se livre para observar, entender, modificar e reapropriar qualquer coisa que se tenha mente, desde pensamentos a grandes sistemas complexos envolvendo eletrônica e para isso temos que nos capacitar, aprender e repassar tudo aquilo que absorvemos, assim temos uma cadeia de conhecimentos documentados, onde encontramos base para tudo aquilo que um metarecicleiro tenha tido acesso, logo o ato de observar qualquer coisa e abri-la, se esta estiver fechada, pode obter suporte nas documentações encontradas na grande rede (internet)”.

A internet está aí como ferramenta indissociável do processo de apreensão da tecnologia e da contemporaneidade. A criação de novas apropriações dos objetos descartados pela sociedade permite a retirada destes dejetos da natureza preservando-a, juntamente com o processo de preservação podemos gerar acessibilidade tecnológica, em sua maioria, a pessoas com ou sem oportunidades de ligação com as áreas em questão. Com tal acessibilidade temos um possível desenvolvimento técnico-científico-cultural dentro do contexto social em que as iniciativas ou intervenções são realizadas.

Entre outros fins Everton conduz o metarec em direção a robótica usufruindo dos seus conhecimentos em física para propor objetos de entretenimento e lazer a partir do “lixo” como mouse de controle remoto.

A oficina do Everton Krystian começa no dia 27 de setembro e vai até o dia 01 de outubro. O período é integral, das 8 às 12 e das 14 às 18, podendo ser alterado o horário de comum acordo entre professores e alunos desde que mantenham as 40 horas/aula previstas. Próximo ao Espaço Vitória há restaurantes para alimentação dos participantes que não está inclusa no atendimento.

O Ponto de Cultura Espaço Vitória iniciou suas ações somente em agosto depois de proceder as correções iniciais que se fizeram necessárias e até então realizou duas oficinas que vem ao encontro da proposta inicial do Instituto Centro de Vida que é a ONG responsável pelo Espaço. A primeira oficina foi a de Design de produtos como a artista plástica e historiadora Anna Amélia Marimon que conduziu os trabalhos com a matéria prima descartada pelo Supermercado Modelo (uniformes usados) e a transformou junto com a turma em lindos tapetes que em nada lembram o trapo que os uniformes se tornam depois de muito uso. São peças lindas como estas da foto.

A outra Oficina, sucesso total entre os jovens, foi de teatro com o Furioso (Teatro Furia) Caio Mattoso. Caio ministrou a oficina ao grupo de jovens trabalhando o teatro como forma de expressão artística corporal e libertadora. Os jovens ficaram empolgados e pediram a continuação da Oficina com o objetivo de montar uma peça teatral. Caio então se propôs a avançar nos conceitos e auxiliar neste processo com uma nova oficina que trará um conhecimento intermediário para ser aplicado na prática.

Temos programado para outubro também uma oficina de fotografia básica com Claudio de Oliveira. O jornalista e ex-professor da UFMT pretende abordar os conceitos básicos passando rapidamente pela história da fotografia e da arte para na sequência ao apresentar os grandes fotógrafos do século XX falar das técnicas explicando obturador, diafragma, enquadramento, luz, etc. sempre voltando os olhos e praticando, pois o Espaço Vitória adquiriu dez câmeras estilo point and shoot da Nikon para aprimorar e testar os conhecimentos. Em outubro também teremos outras duas oficinas além do teatro e da fotografia, daremos um curso de arte-reciclagem e de stop-motion, o primeiro com a Anna Amélia e o segundo com o multimídia Eduardo Ferreira.

Entre os pontos de cultura e para a população residente fora do bairro Jardim Vitória (área preferencial de atendimento do Ponto) reservamos algumas vagas, em uma média de 8 por turma. Todas as oficinas tem 40 horas/aula e após concluídas recebem o certificado do Ponto.

Qualquer dúvida é só entrar em contato por telefone: 3641-5382 ou no email: pdc.espacovitoria@gmail.com.

Nenhum comentário: