sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Pontão Ação Cultural em Rede em parceria com a Rede de Pontos de Cultura de Mato Grosso realiza mapeamento dos Pontos de Cultura

Pontão Ação Cultural em Rede em parceria com a Rede de Pontos de Cultura de Mato Grosso realiza mapeamento dos Pontos de Cultura

Pontão Ação Cultural em Rede em parceria com a Rede de Pontos de Cultura de Mato Grosso inicia o mapeamento detalhado dos Pontos de Cultura de Mato Grosso buscando proximidade e conhecimento

O Pontão Ação Cultural em Rede se propôs a realizar, entre suas ações, um mapeamento detalhado a respeito dos Pontos de Cultura de Mato Grosso. Concebido para ser um local de formação e capacitação de agentes culturais, com enfoque maior nos próprios Pontos, o Pontão realizou em 2009, seu primeiro ano de atividades, um mapeamento com os únicos 15 Pontos de Cultura que Mato Grosso possuía.

A princípio este mapeamento serviu para que houvesse um entendimento de quais Pontos estavam em atividade, com o que eles estavam trabalhando e que ferramentas utilizavam para se comunicar. Com o edital de Pontos de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, no final de 2009, que contemplou 40 instituições em todo o estado, o Pontão deu início a concepção de uma nova etapa do mapeamento, mais detalhado e feito a partir de um questionário único, que não responde apenas se o Ponto de Cultura estava com cadastro atualizado, em funcionamento, quais os métodos de divulgação das atividades e se possuía algum veículo de comunicação, mas sim como se dá esse funcionamento, qual a freqüência de suas atividades, ferramentas de divulgação que possuem, informações a respeito de economia criativa, sustentabilidade, área de atuação, estrutura física e, principalmente, quais suas demandas e necessidades.

De posse dessas informações, o Pontão espera tanto entender as necessidades individuais de cada instituição como também criar um panorama dos Pontos de Cultura em Mato Grosso. Além de atender os Pontos em atividade no estado, através de cursos e oficinas, uma das etapas do mapeamento é a obtenção de indicadores qualitativos e quantitativos, que, segundo Cristina Pou Satorre, diretora do Observatório de Públicos de Barcelona, na Espanha, e pesquisadora da Universidade Central de Barcelona, “os indicadores podem ser considerados ferramentas que nos permitem nos aproximar da descrição da realidade da experiência cultural de maneira objetiva e que facilitam seu reconhecimento concreto, gerando um corpus de conhecimento teórico, científico e contrastável”.

Outro aspecto importante do mapeamento, é a busca pela aproximação entre os Pontos, já que geograficamente nosso estado é extenso e nem sempre há troca de conhecimento entre essas instituições. O mapeamento será um grande norteador para o Ministério da Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e principalmente para o Pontão, enquanto lugar de capacitação e formação, para a sociedade, que poderá entender e verificar as necessidades e o que está sendo feito hoje pela e para a cultura, e obviamente para os Pontos de Cultura que estão sendo mapeados, podendo gerar troca de serviços, produtos, conhecimentos e futuras parcerias.

O formulário está disponível no formato digital, basta clicar AQUI para visualizar e responder as perguntas, contribuindo na realização este trabalho. As informações serão disponibilizadas no site e na Revista Ponto. Contamos com a colaboração dos Pontos na formação desta rede!

Nenhum comentário: